Aprendiz Arquitetônica

Arquitetura é devoção à arte da criação e contemplação, é preocupar-se com fatores além da estética, com a qualidade de ambientes que abrigam a existência em si.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A casa do arquiteto Alexandre Feu Rosa


Após afastar-se um pouco da profissão, o próprio arquiteto projeta sua residência.


Em declive acentuado na transversal, a topografia do lote não é simples,o arquiteto aplica soluções criativas e inteligentes para o aproveitamento. Demonstrando a maturidade e habilidade arquitetônica que adquiriu utilizando sabiamente o tempo na carreira.
O terreno possui 1.950 m² e encontra-se em um condomínio todo arborizado, na região central de Salvador. Para executar a solução do arquiteto, cortou-se o lote em sua cota média, possibilitando nivelar os ambientes em si, e as alturas das copas das árvores, garantindo a interação confortável com a natureza predominante.
Na parte mais baixa do terreno, o pavimento de entrada incluiu a garagem, área de serviço e um hall/sala que recebe iluminação do jardim frontal, a partir dali, uma escada leva ao pavimento superior. Nele, a natureza integra-se totalmente.


A forma geométrica que melhor define a construção é um triângulo, afastado 9 metros do limite da rua e cujas funções são definidas por dois eixos do triângulo. A cozinha e estar localizam-se no eixo de frontal da rua, enquanto os dormitórios ficam no sentido perpendicular a esse ponto. Já a terceira parte do triângulo, paralelo ao aclive abriga uma grande varanda e a sala principal. 
Há uma interrupção na linha de cobertura da varanda com o objetivo de integrar melhor a piscina com o interior da casa.  Um painel de vidro jateado ilumina o acesso aos dormitórios e garante a privacidade.



Queridos(as) aprendizes , agora vamos anotar nossas lições:
- Criar integração com ambientes e naturezas
-Vidro é ideal para integrar visualmente os ambientes.
-Para obter privacidade use vidro jateado
- A topografia não deve ser problema, sim levada seriamente em conta a fim de nortear o projeto.
-utilizar o tempo e os erros para adquirir mais conhecimento.
-garantir bastante iluminação, aproveitando a natural ao máximo.
Os créditos vão para o site,  arcoweb que considero até agora um dos melhores em arquitetura.

Um abraço,


Amanda Menezes.

Um comentário: